Leite ?

-outubro 19, 2017-

Leite - Sondagem Instagram: @quantobastee
Leite - Sondagem Instagram: @quantobastee
Na nossa sondagem do Instagram: @quantobastee, 86% das pessoas disse sim ao leite, pois bem aqui vai um artigo sobre o leite de vaca. 

O leite faz bem ou mal? 

Não vou dizer-vos se faz bem ou mal, se devem ou não beber. Não vou fazê-lo porque além de não ter conhecimentos técnicos ou científicos, como lhe queiram chamar, para tal, também existe imensas opiniões/ teorias que se contradizem umas às outras, em relação a esse assunto.

Vou sim dizer-vos algumas das teorias existentes e depois mostra-vos o que me surpreendeu ao consumir o meu leite matinal. 😉

“O leite consumido na nossa vida adulta faz mal…”

Existem pessoas a dizer que até uma certa altura das nossas vidas faz bem e que depois, na idade adulta, em nada contribui. Argumentando/ fundamentado que somos a única espécie de mamíferos que na sua idade adulta inclui o leite na sua dieta normal.

O professor António Vaz Carneiro, da faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, comentou em uma entrevista esta teoria, dizendo que ela é reforçada com o facto de as pessoas acharem que ao introduzirmos o leite na nossa dieta estamos a introduzir várias doenças.

 Este desmente esta teoria e ainda diz: “Na dieta que nós fazemos todos os dias as outras espécies não fazem”, argumentando ainda que estas espécies não consomem Cozido à Portuguesa, nem peixe grelhado.

Copo de leite 250 ml
Copo de leite 250 ml
Além de comentar essa teoria, este também diz que o leite faz mal sim, mas à população com “deficiência à lactase”, diz também que são cerca de 1 em cada 2 pessoas que sofre desta deficiência.



Outros dizem que o leite de vaca que é mais prejudicial para a saúde é o das vacas que não são criadas ao ar livre, as chamadas vacas de pasto. A justificação que é usada, é que o stress, alimentação das vacas etc., passa para o leite que consumimos, uma vez criadas ao ar livre, em comparação com as outras, têm menos índice de stress, em teoria comem do pasto consequentemente isso produz um leite melhor e mais saudável.

São imensas as teorias sobre o leite e seus malefícios e benefícios, o que vos posso dizer é que adoro leite, é uma das minhas bebidas preferidas.

Foi numa das minhas manhãs a preparar o meu típico leite de pequeno almoço, com chocolate, que fiquei surpreendida com a informação nutricional que vem na embalagem do leite.

Vocês conseguem dizer-me o que, segundo a sua embalagem, este copo de leite meio gordo contém, além de leite claro?

Copo de Leite meio gordo 250 ml 
Este copo tem cerca de 250ml de leite meio gordo, ou seja, segunda a embalagem da marca deste leite, este copo tem:

·        Lípidos = gorduras = 3,8g;
·        Dos quais saturados = responsáveis pelo aumento do colesterol =2,5g;
·        Hidratos de carbono= 12g;
·        Dos quais açúcares= 11g;
·        Proteínas= 7,8g;
·        Sal=0,3g;
·        Cálcio= 0,3g;
·        Fósforo=0,218g.
  
Copo de leite meio gordo 250ml
            Isto quer dizer que cerca de 10% do nosso copo de leite, é composto pelos constituintes indicados a cima, isto é cerca de 24,42g num copo de 250ml.

O que me surpreendeu mais ao ver isto foi a quantidade de açúcar e a existência de sal, que muitos dirão que já sabiam.

Que me levou a questionar se leite com esta constituição faz realmente bem, principalmente para as crianças.

Eu sei que todos nós temos, em teoria, de consumir um pouco de todos estes constituintes, mas muitas das vezes ainda adicionamos ao leite, açúcar, cereais, chocolate (em que alguns tem açúcar e sal entre outros –  Leite com “Chocolate” - Nesquik ), etc., já para não falar da nossa alimentação normal que também na sua maioria é composta por estes. 

à Artigo que talvez gostes: Será que comemos mesmo Chocolate? ß



 Por exemplo, é recomendado que não consumamos, adultos, mais 50g de açúcar diários, e se repararmos só neste copo de leite, simples, consumimos 11g.

 O que significa que basta consumir um pouco mais de 4 copos e meio, de 250ml cada, para já termos chegado à dose diária de açúcar recomendada.

Volto a dizer, não vos digo para não consumirem leite, mas sim para estarem em alerta e refletirem sobre a forma como o fazem, no sentido de lerem os rótulos para verem qual tem valores nutricionais melhores e que combinações fazem ou podem fazer com este.

Em breve escrevo-vos um artigo sobre o leite e outras combinações, para mostra-vos melhor o quanto estes constituintes, sal, açúcar, gordura, podem aumentar facilmente. 

Até podem partilhar a vossa opinião aqui nos comentários ou no nosso facebook e ou Instagram: @quantobastee.

Mar

Posts Relacionados

10 comentários

  1. Olá, vim curiosa ler que o que escrevia e apesar de ser "contra" o leite animal, não bebo nem como nada com leite não consegui deixar passar a oportunidade de lhe dizer que o a informação nutricional dos alimentos não quer dizer que eles sejam adicionados. Se verificar os ingredientes do pacote de leite diz só leite não? Se os vegetais e frutas tivessem rótulos também iríamos deparar-nos com situações dessas, em que contem açúcar, sal etc...
    O mais importante na escolha dos alimentos é saber os ingredientes existentes dentro deles (adicionados) e não a tabela nutricional ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o chocolate que você mete no leite não for cacau puro mas sim "chocolate" para o leite e verificar os ingredientes dele depara-se com ingredientes adicionados tais como o açúcar que foi adicionado e não naturalmente presente como no caso do leite, vegetais e frutas (ou outros) ;)

      Eliminar
    2. Olá Sofia,

      Sim nós aqui não quisemos dizer que estes são adicionados, até porque o leite maternal também tem sal, pelo que pesquisei, a questão é sensibilizar para existência destes constituintes, naturais ou não/ adicionados ou não.

      Sei também que existem açúcares naturais em frutas etc, aliás estes têm nomes muito próprios, no caso das frutas é frutose, no caso do leite lactose...

      A nossa ideia com este artigo é, como mencionamos, alertar para leitura dos valores nutricionais, devido a estes variarem de "marca" para "marca", dai aconselharmos à leitura destes, como também alertar/ aconselhar para as combinações que fazemos com este.

      Estamos a preparar um artigo sobre leite com outros ingredientes adicionados, para que se entenda melhor o que queremos dizer, quando dizemos para terem atenção às combinações que fazem.

      Já que fala em "chocolates" talvez vá gostar deste nosso artigo:
      http://www.quantobaste.com/2017/10/sera-que-comemos-mesmo-chocolate_7.html

      Muito Obrigada ;)
      Beijinhos
      Mar.

      Eliminar
  2. Vê o documentário que se encontra no Tugaflix chamado "What the Health" vais ficar chocada com o que fazem tanto no leite como no resto da comida :)

    ESTÁ A DECORRER UM GIVEAWAY NO BLOG!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irei ver...acredito...

      A verdade é que com a industrialização do que comemos, acabamos por nos dias de hoje comer imensa "porcaria" da qual nem temos noção e que não é divulgada.
      Animais são injectados de "porcaria", para crescerem mais rápido, são lhes dadas rações para acelerar o seu crescimento, pesticidas prejudiciais à saúde são colocados em produtos agrícolas... peixes alimentados com "farinhas" para crescerem mais rápido...por ai fora...

      Obrigada :)

      Mar.

      Eliminar
  3. Muito bacana a reflexão sobre o leite e se faz mal ou não. Eu não tomo leite "normal". Só o de soja... e nunca parei pra ler a embalagem e entender esses constituintes, adicionados ou n. Vou correr pra geladeira e conferir. :)

    https://dicasdamaia.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como to o alimento também terá as suas desvantagens, a questão é ter atenção às combinações, fabricantes , frequência com que consumimos,etc...

      beijinhos,

      Mar

      Eliminar
  4. Eu desde pequena que era um sacrifício beber leite e assim que a minha mãe me deixou larguei para sempre, acho mesmo que não adiciona nada às nossas vidas e nunca me soube bem (pensei que pudesse ser intolerante à lactose mas fiz análises e não sou). Agora passados alguns anos e de saber as condições nas quais o leite atual é produzido até me dá náuseas, é nojento o que pode vir na base de um leite por as vacas não serem bem tratadas... se quiseres pesquisa, acaba por ser triste.
    No entanto ainda não experimentei os substitutos de leite normal, há o leite de amêndoa, soja e até outros se não me engano que substituem o de animal e ainda nos dão as proteínas necessárias. kiss^^

    Patsilvarte : blog | youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim há estudos que indicam até que esses leites, são mais saudáveis que o tradicional.
      Experimenta e depois diz-nos algo ;)

      Mar

      Eliminar
  5. Se tivesse visto a sondagem, teria votado não! O leite de vaca é para os bezerros. Porque é que o ser humano bebe o leite de outra espécie? Além de ser contra natura, não nos traz nada de vantajoso! O leite vegetal é muito melhor :)
    http://barbarabaltarejo.blogspot.pt

    ResponderEliminar