O Camarão - Benefícios e Malefícios

-outubro 30, 2017-

O Camarão Benefícios e Malefícios

Cerca de 88% disse sim ao camarão no nosso instagram: @quantobastee. Adorado por muitos, por outros nem por isso, ainda há aqueles que o adoram, mas são alérgicos.

Cozido, frito, panado, no forno, na grelha, na chapa, etc., são imensos os métodos de confeção. Existem várias espécies e tamanhos. Produzido em cativeiro, aquacultura, ou capturado, camarão natural ou selvagem.

Benefícios do Camarão:

São diversos os benefícios que o camarão nos pode trazer, desde que o seu consumo não seja exagerado. 



Contribuição energética...

A existência de vitaminas do complexo B, da vitamina D, do cobre e fósforo no camarão, têm contributo energético. O cobre aumenta a produção de energia e o fósforo combate a fadiga. 

Regula e mantém o Sistema Nervoso...

Vitaminas do complexo B, vitamina D, o cálcio, magnésio, potássio e o zinco existentes, regulam o sistema nervoso, contribuindo assim para que este seja mais saudável. 
O Camarão - Benefícios 
Ajuda no combate à Anemia...

O cobre existente pode ajudar no combate à anemia, tal como as vitaminas do complexo B e a vitamina D, que ajudam na produção de globos vermelhos. 


Promove a Saúde Óssea...

O magnésio, o cálcio, as vitaminas do complexo B e a vitamina D, que fazem parte do camarão, podem contribuir para ossos mais saudáveis/ fortes. As vitaminas do complexo B e a vitamina D, regulam o cálcio, sendo essencial para a saúde dos nossos ossos, ajudam também a evitar a osteoporose. 


Auxilia no bom funcionamento do Sistema Imunológico...

Sistema este responsável por nos proteger de doenças. As vitaminas do complexo B, vitamina D, o zinco, selénio e iodo, ajudam a estimular o funcionamento saudável deste sistema. 


Ajuda a reduzir/ controlar a Diabetes...

O ómega 3, o magnésio, as vitaminas do complexo B e a vitamina D, podem ajudar a reduzir o risco de diabetes, ajudando a regular os níveis de açúcar e a controlar a insulina.



Saúde Cardiovascular...

As vitaminas do complexo B, a vitamina D, o zinco e selénio ajudam na prevenção de problemas cardiovasculares, tal como o potássio e o cálcio, o magnésio ajuda a regular o batimento cardíaco. O cobre, o ómega 3 reduzem o colesterol mau, LDL, e aumentam o bom, HDL. 

Previne a existência de Doenças Cronicas...

A existência do zinco, das vitaminas do complexo B e da vitamina D, ajudam na prevenção de doenças como a esclerose múltipla, Alzheimer e Parkinson.  

Melhora o desempenho da Saúde Mental...

O fósforo, potássio, zinco, o complexo de vitaminas B e a vitamina D, aumentam o desempenho mental e ajudam a estimular as funções cerebrais. 


Ajuda no combate à Obesidade e no aumento de Massa Muscular...

O cálcio, zinco, selénio, magnésio e o potássio, podem ajudar a perder peso, prevenindo assim a obesidade, e a aumentar a massa muscular. As vitaminas do complexo B, a vitamina D e o ómega, ajudam na perda de peso ao estimularem o metabolismo.   

Camarão Benefícios
Camarão Benefícios
Benefícios Hormonais...

O fósforo regula o equilíbrio hormonal, a vitamina D e as vitaminas do complexo B, estimulam a sua produção.   

Ajuda na Fertilidade...

A vitamina B12 e de zinco podem ajudar a estimular a fertilidade feminina.   

Libido Sexual...

A existência de fósforo e zinco podem ajudar na “cura” da falta de libido sexual.   

Contribui para a Saúde da Pele, Unhas e Cabelo...

O zinco ajuda a combater o envelhecimento, contribuindo assim para uma pele, cabelo e unhas mais saudáveis.
O iodo também pode beneficiar a saúde da pele, das unhas e do cabelo, já a vitamina B12 estimula a renovação das células, garantido uma recuperação rápida de danos, produzindo assim tecidos mais saudáveis.



Previne e ajuda no Combate contra o Cancro...

O zinco existente pode ajudar a diminuir o cancro da próstata e a diminuir a probabilidade de cancro da mama, já o cálcio ajuda a prevenir o cancro do cólon.   


Pode contribuir para o bom funcionamento dos Rins...

Pois o fósforo existente neste pode ajudar a regular o bom funcionamento dos rins e o cálcio a prevenir a pedra nos rins. 

A melhor maneira para conseguirmos obter o máximo de benefícios do camarão é confeccioná-lo a vapor, pois perde-se menos das suas propriedades/ benefícios, obviamente que se não o consumirmos com molhos melhor.

Malefícios do Camarão:

Há quem diga que o camarão consumido em demasia pode aumentar o colesterol mau. Estudos indicam que pode aumentar sim, mas devido à sua composição este também aumenta o bom e em percentagens mais altas. 

Um dos constituintes do camarão aumenta o ácido úrico, sendo pouco aconselhável o consumo deste por parte de quem já tem níveis elevados.

Camarão Malefícios
Camarão Malefícios

Camarão de Aquacultura e Selvagem

Existe imenso camarão de aquacultura à venda, segundo estudos realizados, este não tem, nem de perto nem de longe, os mesmos benefícios/ vitaminas, minerais, etc. que o selvagem/ natural tem. 

Alimentados à base de farinhas e outros produtos cheios de "porcaria" para acelerar o seu crescimento, faz com que o camarão de aquacultura, tenha os resultados a cima referidos. 

São aplicados antibióticos na sua produção, tal como em outras produções de aquacultura, a aplicação destes antibióticos tem contribuído cada vez mais para a resistência que fazemos aos antibióticos que consumimos, quando nos encontramos doentes.  

Pessoalmente eu prefiro o camarão selvagem, as diferenças entre eles, aquacultura e selvagem, são notáveis, não só na quantidade de benefícios que nos pode dar, com na sua confeção, no seu resultado final. 

A “carne” do camarão de aquacultura, por vezes, desfaz-se toda de tão “farinhenta” que é, e muitas vezes também tem sabor a fénico. Já o selvagem/ natural, na grande maioria das vezes, a "carne" é mais consistente, tenra e saborosa, e o custo do produto nem sempre é muito diferente. 



Impacto ambiental…

Há quem diga que por cada kg de camarão capturado, cerca de 3 a 10kg de outros animais são mortos. 

Dizem também que aquacultura é responsável pela destruição de 38% dos ecossistemas costeiros no mundo. Com valores semelhantes, de destruição, está também a captura de camarão selvagem, devido ao processo de captura em si. 

Em relação a este último acho que está na altura de se repensar em alternativas de captura não só de camarão, como também de outras espécies de animais marítimos. Deve-se pensar também em soluções de produção, não só mais saudáveis para o nosso organismo, como para o nosso ambiente.


Camarão Malefícios
Camarão Malefícios
Atenção à compra de camarão confeccionado ou produtos que contêm camarão

Quanto aos produtos já confecionados, já foi questionado várias vezes a validade destes, se serão ou não produtos próximos do fim da validade, ou até mesmo já fora desta. 

Além da possibilidade mencionada a cima, na compra de produtos que contém ou dizem conter camarão, como rissóis, empadas etc., pode dar-se também o caso de muitos destes terem quantidades tão mínimas de camarão, que não se justifica os preços a que são vendidos.



Os números “estranhos” do Camarão…

Talvez já se questionaram sobre os números que aparecem nas “tabelas de venda” dos camarões, como: 20/30, 30/40, 60/70, etc. Há quem diga que estes números apenas representam o calibre do camarão, e há quem diga que define o calibre consequentemente o número de camarões por kg, ou seja, em teoria se disser “camarão 20/30”, significa que Kg de camarão é composto por cerca de 20 a 30 unidades. 

Eu testei essa teoria com o camarão 20/30, comprei 2kg, estes 2kg traziam apenas 35 unidades de camarão o que ainda é alguma diferença, uma vez que segundo a teoria, deveria trazer entre 40 a 60 unidades. 

Esta diferença poderia ser pelo peso extra do gelo, ainda assim acho uma diferença considerável para questionar a veracidade desta teoria. Uma coisa é certa quanto mais baixo forem esses números, maior é o tamanho do camarão.



Camarão - Gambão Selvagem Argentino 20/30
Gambão Selvagem Argentino 20/30

Mar

Posts Relacionados

2 comentários

  1. Adoro camarão!! Ainda bem que tem muito mais benefícios ahahah
    http://womanyzing.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar