Será o Cozido à Portuguesa, Português? - A Origem

-outubro 16, 2017-

Cozido à Portuguesa

O Cozido à Portuguesa é, muito provavelmente, dos pratos típicos portugueses mais conhecido. Sua essência é carnes/ enchidos, couves/ vegetais cozidos.

Varia de região para região e até de família para família, consoante os seus gostos, há quem use frango ou até mesmo feijão e há quem dispense um destes ou até mesmo os dois.

Mas qual será a origem do cozido à portuguesa?


            A sua origem tem gerado alguma polémica, ao longo destes anos, pois existem várias teorias sobre a sua existência.

            Foi na minha busca, cheia de curiosidade, sobre a origem deste prato tão famoso que descobri a existência das várias teorias, que vou agora partilhar com vocês:

1ª Existência de poucos recursos:

Muitos dizem que a existência do cozido à portuguesa aconteceu numa altura em que existiam poucos recursos económicos, então as famílias faziam aproveitamento das sobras, cozendo-as até apurar;



2ª Origem Judaica:

Está teoria é referida no livro de Hugo Campos, Maravilhas da Gastronomia de Portugal, “Como os judeus não podiam acender o fogo e cozinhar no dia de Shabat, cozinhavam de véspera as carnes e vegetais que seriam consumidos após o pôr do sol do dia de descanso”, mencionando ainda a existência de cerca de 60 variedades;

            3ª Herança de Castela:

            Uns acreditam que o nosso cozido à Portuguesa é uma herança de Castela, que sofreu as suas adaptações ao longo dos anos, incluindo as adaptações dos nossos ingredientes e iguarias.

            Existem vários cozidos espalhados pela Europa, como na Bélgica, cujo o nome é hochepot, França é pot-au-feu, Itália é bollito misto, em Espanha é cocido ou olla podrida.

Bollito Misto - Italiano - Foto: Food & Wine Magazine
           
            É exactamente pela existência do cozido em Espanha, com o nome olla pordida, e devido ao primeiro livro de culinária escrito em Portugal, no século XVII “Arte da Cozinha” 1680, de Domingos Rodrigues, que é reforçada a ideia da última teoria referida aqui, do cozido ser uma herança de Castela, pois neste livro está escrito:

Ponha-se em huma panella a cozer hum pedaço de vaca muito gorda; huma galinha, huma ave, huma perdiz ou pombos, hum coelho, huma lebre, huma orelheira ou pá, se for tempo de porco, chouriços, lingoiça e lombos de porco, tudo misturado com nabos ou rábanos, três cabeças de alhos grandes, grão, duas ou três dúzias de castanhas, sal e cheiros.”  Sendo intitulado de olha podrida, palavra que pode ser uma versão aportuguesada de olla podrida.

Olla Podrida - Espanha - Foto Wikipédia  

Bem independentemente da sua origem a verdade é que este é um típico prato português apreciado por muitos, que ao longo dos anos tem vindo a ser alterado e a ser confeccionado com produtos das nossas regiões.

Importante ou não a sua origem, a verdade é que irá continuar a fazer parte da mesa de muitos portugueses e apreciado por outros tantos povos ao redor do mundo.


Extra:

Cozido à Portuguesa e as suas variações:


            Existe várias variações de cozido por este Portugal fora, sempre com a mesma base, algumas variam de região para região, de família para família, etc.:

Algarve – hortelã, grão e batata-doce, é possível encontrar um ou todos estes ingredientes;

Alentejo – grão, borrego, várias partes do porco, como rabo, toucinho, orelha, etc. enchidos, linguiça, farinheira, chouriço de sangue, de carne, etc.

Trás-os-Montes – feijão-verde, couve-lombarda, couve-portuguesa/ penca, couve-coração, farinheira, alheira, etc.

Minho – salpicão, arroz, couve tronchuda, focinho de porco, galinha gorda, presunto, etc.
Cozido à Portuguesa - Foto: wikimedia commons

Já nas ilhas:

Madeira – hortelã, carnes margas de porco salgadas, cuscuz, tomilho, sem enchidos, fatias de pão, etc.

Açores – carne de vaca e galinha, couves, cenoura, batata, batata-doce, enchidos, morcela etc, toucinho fumado, inhame, etc, sendo este designado como o Cozido das Furnas.

Cozido das Furnas - Foto: Nit.

Independentemente da sua origem, acho que se pode dizer que o cozido, dos dias de hoje, que é comido em terras lusas com a designação de “Cozido à Portuguesa”, é Português.

E vocês o que acham sobre a origem do Cozido à Portuguesa? Qual destas acham que é a teoria mais próxima da realidade? Ou conhecem outra teoria que nenhuma desta apresentada?

Deixem a vossa opinião aqui nos comentários e/ ou nas nossa redes sociais, Facebook e Instagram : @quantobastee 


Mar

Posts Relacionados

2 comentários

  1. Adoro cozido, na minha família costumamos fazer arroz a acompanhar e a minha avó costuma fazer arroz de feijão e fica delicioso!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/10/sessao-fotografica-universidade.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que o arroz cozido no caldos dos enchidos e delicioso....
      Eu aprecio mais as carnes e enchidos do que os legume/ couves ahahaha

      beijinhos
      Mar

      Eliminar