O Porto

-abril 24, 2018-


É uma cidade localizada a norte de Portugal, conhecida mundialmente pelo seu vinho, tendo várias caves de vinho do Porto ao longo da sua zona ribeirinha. O seu centro historio é classificado com património Mundial pela UNESCO. Esta cidade tem mais de 237 591 habitantes.

O porto é uma cidade adorada por muitos, cidade que deu nome ao nosso país, Portugal, com imensa história.

É uma cidade com bastantes edifícios históricos e bonitos. Na altura em que fomos até ao Porto, em julho de 2017, alguns desses edifícios estavam a ser restaurados, a grande maioria para negócios relacionados com o turismo.

Porto visto de Vila Nova de Gaia
Porto visto de Vila Nova de Gaia - Photo by Ellementar

Esta era a segunda vez que íamos juntas até ao Porto, Li e Mar, na primeira vez fomos as três Li, Mar e Pif, no verão de 2016, dessa vez ficamos no Hostel Rock N’Porto, que tinha aberto há pouquíssimo tempo, em breve fazemos-vos um artigo sobre ele, pois sem dúvida que vale a pena falar-vos dele.

No Porto, entre estas duas viagens que fizemos, visitamos a Torre dos Clérigos, Estação de São Bento, Jardins do Palácio de Cristal, Hard Rock, Restaurante “O Brasão, zona ribeirinha e Ponte Luiz I.



Igreja e Torre dos Clérigos

Popularmente conhecido com Torre dos Clérigos, deste monumento faz parte a igreja dos clérigos e torre, considerado monumento nacional desde 1910, tendo sido acabado de construir em 1763. 

Infelizmente à hora que fomos já não conseguimos visitar a torre por dentro, mas ficamos com uma ideia de que do topo da torre tinha-se um belo miradouro sobre a cidade. 

Igreja dos Clérigos
Igreja dos Clérigos - Photo by Ellementar
Clérigos
Clérigos - Photo by Ellementar
Horários e Preços:

9h às 19h

Torre mais Museu dos Clérigo 5€

Gratuito para:

* Crianças até 10 anos, inclusive;

* Escuteiros (apresentarem-se devidamente uniformizados, mediante reserva prévia, obrigatória)

Mediante identificação:

* Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea);
* PSP;
* GNR.

Torre dos Clérigos
Torre dos Clérigos - Photo by Ellementar
Torre dos Clérigos
Torre dos Clérigos - Photo by Ellementar
Contactos:





Estação de São Bento

A estação de São Bento localiza-se no centro histórico do Porto, é uma das estações mais conhecidas e movimentadas do Porto.

A sua construção começou em 1900, ficando pronta em 1916, já conta com mais de 100 anos de História. Com influência francesa, na sua fachada, esta que é uma das mais belas estações do Porto, tem ainda um revestimento interior típico português, com paneis de azulejo.
Estação de São Bento Porto
Estação de São Bento Porto - Photo by Ellementar


A estação de São Bento faz a ligação ao centro histórico do porto através dos comboios e também do metro, que no porto é conhecido por andante.

Sem dúvida que compensa ser visitada, ainda para mais podem fazê-lo de forma completamente gratuita, garanto-vos que se gostam de apreciar elementos históricos e arquitetura, não se vão arrepender. 

Interior Estação de São Bento Porto
Interior Estação de São Bento Porto - Photo by Ellementar

Interior Estação de São Bento Porto
Interior Estação de São Bento Porto - Photo by Ellementar
Interior Estação de São Bento Porto
Interior Estação de São Bento Porto - Photo by Ellementar




Jardins do Palácio de Cristal

Os Jardins do Palácio de Cristal, também conhecidos como Jardins Românticos do Palácio de Cristal, foram projetados para complementar o Palácio de Cristal no Séc. XIX.

Nestes Jardins podem encontrar, o Jardim das Medicinais, Jardim do Roseiral, Jardim das Plantas, Jardim das Plantas Aromáticas, Jardim das Cidades Geminadas, Jardim Emílio David, Jardim dos Sentimentos, o Bosque, a Avenida das Tílias e a Avenida dos Castanheiros-da-índia.

Como podem calcular devido e esta variedade de jardins a sua fauna e flora são bastante ricas, um espaço bastante bonito, relaxante, no meio de uma grande cidade. Nestes jardins ainda podem encontrar pavões.

Jardins do Palácio de Cristal
Jardins do Palácio de Cristal - Photo by Ellementar

Estes jardins também têm alguns pequenos miradouros, nas suas varadas, para a cidade e Douro.

Perfeito para piqueniques, ou para um simples passeio em família, ou até mesmo com amigos e ou companheiro(a).

Apesar de ficarem um pouco mais longe do centro histórico do porto vale a pena visitar este belo espaço, para quem gosta de natureza e de um bom passeio pelo jardim ao final da tarde, recomendamos que o façam.

Jardins do Palácio de Cristal
Jardins do Palácio de Cristal - Photo by Ellementar

Jardins do Palácio de Cristal
Jardins do Palácio de Cristal - Photo by Ellementar
Horários e Preços:

Gratuito

1 de outubro a 30 de março 8H às 19H
1 de abril a 30 de setembro 8h às 21h




Zona Ribeirinha...

A zona da Ribeira é uma das zonas mais antigas do Porto, de lá podem ver o Rio Douro, Vila Nova de Gaia e uns quantos monumentos históricos.

          Um ótimo local para passear descontraidamente ao final da tarde ou à noite, ainda podem aproveitar para jantar, pois esta zona tem alguns restaurantes.

Zona Ribeirinha
Zona Ribeirinha - Photo by Ellementar

           Apesar de numa das vezes a que fomos a esta zona, esta encontra-se com algum lixo espalhado e ter um cheiro não muito agradável, que calculamos que fosse uma exceção à regra devido ao calor que estava naquele dia. É sem dúvida um local que recomendamos que visitem, quanto mais não seja para ir até à ponte Luiz I e atravessarem até Vila Nova de Gaia, que também é uma zona bastante interessante.




Ponte Luiz I

Popularmente conhecida por Ponte D. Luís I ficou totalmente construída em 1887, e até à data, o seu arco ainda é considerado o maior arco em ferro forjado do mundo.

Esta é composta por dois tabuleiros, ambos permitem a travessia desta ponte a pé, sendo que o de baixo simultaneamente permite a travessia de carro e o de cima de metro.

Ponte Luiz I
Ponte Luiz I - Photo by Ellementar

            Esta ponte faz a ligação do Porto a Vila Nova de Gaia, nós já atravessamos, a pé, carro e metro, sem dúvida alguma que destas três a melhor foi a pé.

            É um monumento histórico bastante interessante de se visitar, nem que seja para fazer a travessia do Porto a Vila Nova de Gaia, e ficar a conhecer ambas as zonas ribeirinhas.

Ponte Luiz I
Ponte Luiz I - Photo by Ellementar

Curiosidade:

        Na primeira vez que fomos ao Porto ficamos surpreendidas com algo que a “malta jovem” faz. Sensivelmente pouco abaixo do primeiro tabuleiro da ponte, vimos jovens a saltar dela para o Rio, quando chegamos ao lado de Gaia reparamos que não só saltavam da parte de baixo do primeiro tabuleiro, como também da parte de cima e que ainda haviam uns outros jovens, que pediam dinheiro aos turistas, para que os outros saltassem da ponte e inclusive viu-se 

Ponte Luiz I
Ponte Luiz I - Photo by Ellementar

“As gentes” da Terra são simpáticas, prestáveis, apesar do Porto já se encontrar um pouco camuflada pelo turismo. Todos os locais a que fomos, em que nos cruzamos com locais fomos sempre bem-recebidas.




Como chegar ao Porto?

            Para chegarem até ao Porto têm várias alternativas, que vão sempre depender em relação ao local de onde querem partir.

            Para além de conseguirem chegar ao porto através de carro, caso se desloquem dentro de Portugal e ou Europa, também têm transportes públicos como autocarros, táxis, comboios, etc.

            Inclusive o Porto tem um aeroporto, que no caso de estarem em Portugal podem apanhar voos diretos desde: Lisboa - Porto, Faro – Porto, Açores – Porto e Madeira – Porto, se estiverem em qualquer outro país é uma questão de verificarem se têm voos diretos, caso não tenham podem sempre fazer escala em Lisboa, caso exista essa possibilidade. 




Do aeroporto para chegarem ao centro histórico da cidade têm várias hipóteses:

Táxi: www.antral.pt ;

Metro (Andante):

Têm de apanhar a linha violeta, E, em direção ao Estádio do Dragão, onde saem na 15ª paragem, Trindade, depois apanham a linha amarela, D, em direção a Santo Ovídio e saem na 2ª paragem, Estação de Metro São Bento.

 www.metrodoporto.pt

Metro Porto - Andante
Metro Porto - Andante - Photo by Ellementar
Shuttle:

Com alternativas de várias empresas têm shuttle direto do aeroporto até ao centro histórico da cidade, que também incluem  outras destinos do norte. Podem verificar nos links que vos deixamos a baixos os horários e locais por onde estes passam:

www.100rumos.com
www.barquense.com
www.getbus.eu
www.goinporto.com
www.ovnitur.pt
www.transdev.pt/aeroportoporto
www.autna.com
www.airportbus.group

Autocarros:

www.stcp.pt/pt/itinerarium





Eu, Mar, não sou muito ligada a cidades, confesso que a primeira vez que fui ao Porto não fiquei muito convencida, mas depois de voltar uma segunda vez, e “olhá-la com olhos de ver” sem dúvida que é uma cidade que se explorarem bem a níveis de historia, vale a pena ser visitada. Para Li é uma das suas cidades de eleição, por isso é um pouco suspeito ela falar sobre ela. 😉

Ficamos instaladas num apartamento no centro histórico da cidade, São Bento Apartments e visitamos ainda o Hard Rock, e o restaurante O Brasão, mas sobre isso falaremos noutros artigos. ;)

   Li e Mar

Posts Relacionados

1 comentários

  1. Eu adorei o Porto, quando fui almocei penso que no Food Corner e amei!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/ootd-76-spring-look.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar