Algarve Fuzeta/ Fuseta

-junho 12, 2018-

Fuzeta _ Fuseta _ Algarve
O Algarve é uma das regiões mais visitadas do nosso país, no verão, devido ao seu clima e praias, algumas de água quente, estes factores fizeram com que o turismo alterasse algumas das características típicas das aldeias e cidades, desta região. 

As típicas regiões piscatórias foram “tocadas” pelo turismo, deixando de ter aquele toque genuíno, muitas destas zonas passaram a ser mais artificiais “para inglês ver”, escondendo por vezes muita pobreza, obviamente que o turismo também contribuiu de forma bastante positiva para o seu desenvolvimento económico e social, mas podia não lhes ter roubado a sua essência.

Ao contrário da grande maioria dessas regiões a Fuseta, em Olhão, ainda mantém grande parte das suas características piscatórias, talvez porque ainda não despertou o interesse de muitos turistas, mas esperemos que se despertar não perca a sua essência. 
Fuzeta _ Fuseta _ Algarve
Pintura da  Vila da Fuseta 
A Fuseta é uma Vila que ainda tem como atividade principal a pesca, com uma taxa de turismo pequena, quando comparada com o resto do Algarve, bastante tranquila, pessoas simpáticas, algumas desconfiadas das intenções dos turistas, um local bastante bom para desfrutar as nossas férias. 

Fuseta fica a cerca de 20min de carro de Olhão, de Santa Luzia e Tavira, a cerca de 30 min de Faro e a cerca de 40 min de Vila Real de Santo António, Monte Gordo. Se quiserem ir até Espanha, por exemplo Sevilha, fica a cerca de 2h.

Fuzeta _ Fuseta _ Algarve
Ruas da Fuseta - Photo by Ellementar

Fuzeta _ Fuseta _ Algarve
Ruas da Fuseta - Photo by Ellementar

Fuzeta _ Fuseta _ Algarve
Ruas da Fuseta - Photo by Ellementar


Para quem gosta de vilas pequenas, piscatórias, tranquilas, cheias de características singulares, é um cantinho ideal, ainda para mais para quem quer estar no Algarve, mas não em zonas cheias de turismo e confusão.

Na Fuseta vocês podem conhecer, além da ilha da Armona-Fuseta, a igreja, que tem o miradouro desta vila, as salinas que fazem parte da ria formosa, o porto, a Torre das Bias, mas também podem simplesmente andar pela vila à descoberta.

Porto Fuzeta _ Fuseta _ Algarve
Porto da Fuseta - Photo by Ellementar

Porto da Fuseta  - Armadilhas de pesca Fuzeta - Algarve
Porto da Fuseta  - Armadilhas de Pesca - Photo by Ellementar



Miradouro da Igreja Matriz

Se quiserem ir até ao miradouro da igreja a pé, por dentro da vila, vocês vão poder aproveitar muito mais os encantos desta, as típicas casas de pescadores, as ruas, os cheiros, etc. Ao chegarem ao miradouro, largo da igreja, vão conseguir ver as típicas chaminés, os terraços algarvios, ao fundo a beleza da ria e as suas salinas, tudo isto de forma tranquila sem multidões.

Miradouro da Igreja - Casas Típicas - Fuseta - Fuzeta - Algarve
Miradouro da Igreja - Casas Típicas - Fuseta

Igreja Fuseta - Fuzeta - Algarve
Igreja Fuseta - Photo by Ellementar

Igreja Fuseta - Fuzeta - Algarve
Igreja Fuseta

Caminho Igreja Fuseta - Fuzeta - Algarve
Caminho Igreja Fuseta - Photo by Ellementar



Torre das Bias 

A Torre das Bias é uma ruína histórica, de uma possível torre de vigia, esta pode ser de origem islâmica, ou ter sido construída depois da reconquista cristã, com o objetivo de servir para vigiar a costa marítima contra ataques.  Esta fica no “meio do nada” por isso aconselhamos a não irem sozinhos. Da torre dá para ver a ria, a ilha da Armona-Fuseta e as salinas, é uma paisagem sem dúvida magnifica. Desta torre avistamos também a existência de um trilho à beira das salinas, que se prolongava pela extensão de toda a ria.

Torre das Bias Fuseta - Fuseta - Fuzeta
Torre das Bias Fuseta - Photo by Ellementar

Torre das Bias Fuseta - Fuseta - Fuzeta
Torre Bias Fuseta - Photo by Ellementar

Vista Torre das Bias Fuseta - Fuseta - Fuzeta
Vista da Torre das Bias Fuseta - Photo by Ellementar


Como Chegar à Fuseta?

Como sabem para chegar à Fuseta, vai depender sempre de onde estão a partir, mas algumas das maneiras para chegar à Fuseta são pela nacional 125, que no momento não estava em grande estado, ou pela A2,  mas se preferirem podem ir de transportes. 

Comboio:


A Fuseta tem duas estações de comboio, Fuseta-A e Fuseta, a mais perto do centro será a Fuseta-A.  

Avião:
 

Desta forma podem ir de avião até ao aeroporto de Faro e depois, em Faro, também têm comboio até à Fuseta, ou, através de outro transporte público, ou, até mesmo alugar um carro .



➤ Unnamed Road = Torre das Bias
➤ Rua de São Gonçalo de Lagos 40= Estação Fuseta
➤ Igreja Matriz da Fuseta= Miradouro da Igreja
➤ Rua Doutor Virgílio Inglês 1 = Porto Fuseta

Se gostaram deste artigo partilhem, não guardem só para vocês 😉 e já agora sigam-nos nas nossas redes sociais, para que estejam sempre a par das novidades 😉 até à proxímaaaaa 😊

Posts Relacionados

1 comentários

  1. Estou procurando um lugar para viajar, fiquei apaixonada muito obrigada.
    https://criativaela.blogspot.com/2018/06/assedio-vitima-culpada.html?m=1

    ResponderEliminar