Pego do Inferno, Tavira, Depois do Incêndio

by - setembro 12, 2017

Pego do Inferno em 2011 antes do fogo
Pego do Inferno 2011 - Antes do fogo
Num ano em que os incêndios encheram os jornais e telejornais do nosso país, Portugal, não podíamos deixar de partilhar isto contigo. 

Há cerca de um mês na nossa viagem ao sul, decidimos passar pelo Pego do Inferno.

Para quem não sabe o Pego do Inferno fica no Algarve, no concelho de Tavira, é nada mais nada menos que uma praia fluvial. Em tempos não era uma praia qualquer, tinha uma beleza extraordinária, água límpida, tinha aquela espécie de peixinhos que comem as peles mortas, no "meio do nada", supertranquilo e ideal para quem gosta de desfrutar da natureza.  


Pego do Inferno 2009 - Antes do fogo

Em 2011 este maravilhoso local era descrito por muitos como paradisíaco, "hoje" Julho de 2017 encontra-se muito aquém do que já foi um dia. Pois em 2012 foi atingido por incêndio e foi "fechado a visitas", mas isso não justifica o seu estado atual. 
Pego do Inferno antes e depois do fogo
Pego do Inferno - Antes e Depois

Eu (Mar), já lá tinha estado antes do grande incêndio e sempre tive curiosidade de ver, pelos meus próprios olhos, como estaria este local que um dia foi considerado o mais belo do Algarve. Desafiei a Li a ir, avisei-a do que poderia encontrar, mas ainda assim ela ficou extremamente desiludida com a capacidade de deixarem aquele local no estado em que estava.


A verdade é que já esteve pior, mas mesmo assim há muito a fazer. A natureza recuperou e isso pode-se ver nos vídeos e fotos que fizemos ao longo da nossa visita, agora falta fazer a nossa parte.

Pego do Inferno 2017 depois do fogo
Pego do Inferno 2017
O problema que o Pego agora enfrenta não é da natureza em si, mas sim da não recuperação/ reconstrução das infraestruturas que nos levavam a este magnífico local. Pior que isso é a sua limpeza, ou melhor a falta dela, não só do resto das infraestruturas que ficaram danificadas como da mata e do lixo deixado pelas pessoas que ainda visitam este local.
Pego do Inferno 2017 Lixo, Canaviais, estruturas danificadas
Pego do Inferno 2017
Só para teres noção do perigo que é terem deixado as infraestruturas danificadas ao abandono. Antes do incêndio para chegar ao Pego do Inferno existia uma ponte esta foi parcialmente destruída por este, ficando apenas a estrutura de ferro, sem segurança alguma.

No dia em que visitamos o Pego havia crianças atravessarem essa mesma estrutura. Nós ficamos com um misto de sensações, foi por esse motivo que mais tarde decidimos fazer o caminho de volta por esta estrutura. Para termos a noção real do quanto isso seria perigoso e do quanto aquelas crianças arriscavam a sua própria vida ao passar ali.


Garantimos-te que atravessar aquela ponte não foi fácil, ambas gostamos de experiências radicais, mas sem dúvida que foi das experiências que mais frio na barriga nos trouxe.
Pego do Inferno Ponte antes de depois do fogo
Ponte do Pego do Inferno (foto da direita fonte: google)
E este foi mais um artigo do Quanto Baste, espero que tenhas gostado. Se sim segue-nos nas nossas redes sociais e deixa os teus comentários,  facebook e ou Instagram: @quantobastee.

Em algumas das infraestruturas de madeira que antes nos levavam ao Pego, dá para perceber que estas não foram destruídas pelo fogo, mas sim foram degradando-se ao longo do tempo por falta de manutenção.


O que nos leva a crer que se as tivessem recuperado, pouco depois do fogo, e mantivessem a sua manutenção os gastos com o seu restauro seriam menores.



Pego do Inferno 2017 Caminho, estruturas danificadas
Pego do Inferno 2017 - Caminho 
Infelizmente como se a falta de manutenção/ restauro das infraestruturas não bastasse, ainda se junta a falta de civismo de algumas das pessoas que ainda frequentam este lugar. Deixam lixo espalhado tanto na zona da praia em si, margens, como ao longo do percurso, algumas até deixam o lixo nos locais anteriormente indicados para o efeito, mas estes (caixotes do lixo) também não aparentam ter recolha por parte das entidades competentes.


Estarmos paradas nas margens do Pego foi bastante desconfortável, pois estávamos constantemente a ser atacadas por isentos. 
Pego do Inferno, margens com lixo, canaviais, beatas de cigarros, moscas.
Pego do Inferno 2017 - Poluição

Além disso ainda se vê a falta de limpeza dos canaviais e do mato à volta. Numa altura em que ouvimos falar imenso de fogos / incêndios, perguntamo-nos se os responsáveis pela limpeza do Pego já se esqueceram do que ali aconteceu em 2012.

Pego do Inferno 2017 Falta de limpeza das matas
Pego do Inferno 2017 - Falta de limpeza
            Sem dúvida que só por si este desmazelo, para nós, é injustificável. Vejam o nosso vídeo a baixo para perceberem melhor o estado deste.


      

É verdade que os custos com a recuperação do Pego do Inferno devem ser altíssimos, é verdade também que o Pego não trás lucro direto, como outros locais do Algarve.


Mas não podemos ver tudo como lucro e além disso este traz lucro de forma indireta, pois atrai / atraia muitos turistas. Com tudo antes de nos preocuparmo-nos com lucros devíamo-nos preocupar com os perigos que nos traz o Pego estar naquele estado e a tristeza que é deixar morrer assim um local que já foi tão belo.


Ideias para sua recuperação do Pego:

As entidades responsáveis por esta recuperação, podiam pedir ajudas às empresas para darem apoio financeiro ou materiais, para ajudar à reconstrução e limpeza deste espaço.

Quanto à mão de obra podiam pedir aos locais que ajudassem, pois acreditamos que estes estariam dispostos ajudar. Até para não deixarem um local como este morrer assim e de onde muitos, muito provavelmente têm memorias inesquecíveis.

Desde já dizemos que a equipa do quanto baste não se importa de ajudar no que puder, quanto mais que não seja com mão de obra. 


Localização do Pego do Inferno:



Não sabemos se o Pego ainda está neste estado, sabemos que estava assim à cerca de um mês, mas avisamos já que caso se encontre assim não é propriamente fácil aceder a este local como já foi um dia.

Petição Pública Pego do Inferno:


Decidimos não criar uma petição, mas sim reunir esforços numa só petição e encontramos esta, https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT77515, já assinamos e esperamos que vocês façam o mesmo. 


Se gostaram deste artigo, partilhem nas vossas redes sociais. Já agora aproveitem e subscrevam o blog, carregando "sininho"  aqui do lado esquerdo, para que recebam todas as novidades, em primeira mão. Sigam-nos nas nossas redes sociais, pois lá vão encontrar conteúdos exclusivos, facebook Instagram: @quantobastee .

Xauzinho e até à próximaaaaa 😉
Li & Mar

You May Also Like

6 comentários

  1. Adorava ir aí é tão mas tão giro!! Infelizmente a água é fria!

    Passa pelo blog e participa no mega sorteio, tenho a certeza que vais adorar. E prometo que é super simples!! Acaba hoje....

    http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/mega-sorteio-de-regresso-as-aulas.html?fref=gc&dti=274624112601508

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nossa, que tristeza vê um lugar que era tão bonito se transformar nisso. È uma verdadeira pena. E com toda certeza irei assinar a petição...


    http://metadebatom.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Eu era para ter ido este Verão lá, acabei por não ir e agora estou super arrependida, queria ter visto como era antes de ser destruído :(

    ESTÁ A DECORRER UM GIVEAWAY!

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente este é ou melhor no dia em que fomos era o seu estado.
    Não sei até quando vai ficar assim.
    Esperemos que façam algo em breve...

    ResponderEliminar