Cenoura e seus Benefícios

-setembro 05, 2019-

Cenoura e seus Benefícios
-Cenoura-

Desde pequenos que nos dizem: "Come cenouras que fazem os olhos bonitos”, mas será este é um dos benefícios da cenoura?

Ao lerem este artigo vão ficar a saber os benefícios e malefícios que o consumo desta nos pode trazer.


Ajuda na visão, no crescimento e desenvolvimento:

O betacaroteno contido na cenoura, absorvido pelo intestino e convertido em vitamina A, durante a digestão, ajuda a promover a melhoria da visão noturna e a prevenir a perda de visão. Uma vez que a ausência de vitamina A pode contribuir para a cegueira noturna, e/ou capacidade de ver com pouca luz.  O betacaroteno ajuda também no desenvolvimento e crescimento.

Diminui os níveis de açúcar no sangue:

As fibras solúveis existentes na cenoura podem ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue. Como tal o consumo de cenoura pode ajudar em doenças como a diabetes. 
No entanto também há estudos que indicam o contrário, ou seja, que a quantidade de açúcar existente na cenoura é prejudicial para a saúde dos diabéticos, uma vez que acaba por aumentar os níveis de açúcar no sangue.



Promove a saúde óssea e é importante para coagulação do sangue:

A vitamina K1 contida na cenoura contribui de forma a melhorar a saúde óssea. Esta é também importante para a coagulação do sangue, uma vez que contribui para realização correta da mesma.

Ajuda a controlar a Pressão arterial:

          O potássio que a cenoura contém ajuda a controlar a pressão arterial.

Leia também:  “Cortes de cebola e alho”.

Contribui para o “combate” do cancro:


          Estudos indicam que o betacaroteno contido na cenoura ajuda a reduzir/ prevenir vários tipos de cancro. No entanto estudos indicam que alguns dos pesticidas que as cenouras contém, contribuem para aumentar a probabilidade de cancro.   


cenoura e seus benefícios
Cenoura cortada em juliana 
Auxilia o Sistema Imunológico:

          O Sistema Imunológico é responsável por proteger o nosso organismo contra possíveis doenças. Como tal a existência de vitamina C, antioxidante, contribui para melhorar o desempenho do sistema imunológico. Além disso como todos nós sabemos a vitamina C, ajuda também a prevenir constipações.

Ajuda na prevenção da prisão de ventre:


          A existência de fibras na cenoura contribui para a prevenção da prisão de ventre. No entanto as cenouras também contém bastantes hidratos de carbono, e juntamente com a quantidade de fibras que possuem, podem provocar gases no intestino, e como consequência podem levar a inchaço, cólicas estomacais, e flatulência.  





Auxilia no combate do colesterol:

As fibras que a cenoura possui, também ajudam na diminuição de colesterol, diminuindo o LDL, mais conhecido como colesterol mau.

Contribui para uma pele mais saudável:


Betacaroteno contribui para uma pele mais saudável, ajudando a reparar os tecidos danificados desta, além de proteger a nossa pele contra radiações nocivas.

Leia também:  “Cortes de legumes ”.





Em suma de uma forma geral são imensos os benefícios que o consumo desta nos pode trazer. No entanto o seu consumo, segundo alguns estudos, não é aconselhável numa fase de amamentação, pois a cenoura altera o sabor do leite.  Além de que o consumo desta em grandes quantidades, devido à sua quantidade de fibras, pode interferir na absorção de minerais, como o zinco, ferro e magnésio.


O importante é consumir de forma controlada, sem exagero, seja este ou qualquer outro alimento. Pois não só estaremos a contribuir para uma saúde melhor, como também para minimizar  os impactos ambientais, que a produção alimentar trás para o Planeta. Uma vez que os consumos excessivos são sinónimo de níveis de produção mais altos e desnecessários.  Contribuindo assim, independente destes serem consumos excessivos de carne, ou de produtos agrícolas, de forma absurdamente negativa para o Planeta.


Se gostaram deste artigo, partilhem nas vossas redes sociais. Já agora aproveitem e subscrevam o blog, carregando "sininho"  aqui do lado esquerdo, para que recebam todas as novidades, em primeira mão. Sigam-nos nas nossas redes sociais, pois lá vão encontrar conteúdos exclusivos, facebook Instagram:: @quantobastee.

Xauzinho e até à próximaaaaa 😉
Mar



Posts Relacionados

0 comentários