A Tasca - Restaurante

-outubro 04, 2019-


Numa ida ao centro da cidade de Ponta Delgada decidimos ir almoçar ao restaurante A Tasca. Como tal neste artigo vamos falar-vos desta experiência gastronómica.


Comida…

       Neste restaurante podem encontrar pratos típicos regionais e com produtos regionais, desde o famoso bife à regional, o pão de alho em bolo levedo, as lapas grelhadas, polvo, atum, entre outros pratos como francesinha, dobrada e bacalhau à tasqueiro.

            O que nós pedimos para comer foi: para entrada o pão de alho em bolo levedo e lapas. Para prato principal polvo à tasqueiro e lombo de atum grelhado com sementes de sésamo. E para finalizar as barquinhas de amêndoa.

 O pão de alho em bolo levedo, estava bastante bom, sem exageros, o bolo levedo em si não era dos mais doces, o que para mim é excelente (Mar), estava torrado, saboroso, em equilíbrio com a manteiga de alho.

Pão de alho - Restaurante A Tasca
Pão de alho - Restaurante A Tasca

As lapas grelhadas, eram boas, o tempero era bom, com ligeiro toque a picante. Mas estas infelizmente tinham pouco sabor a mar. Não sei se este ficava anulado pelo tempero que tinha, ou se era devido às lapas em si. Estas também não eram das maiores que já comemos, aqui em Ponta Delgada, contudo não deixam de ser boas e saborosas.
Leia também:  “São Miguel - Açores”.
Lapas - Restaurante A Tasca
Lapas - Restaurante A Tasca


O polvo à tasqueiro estava tenrinho e saboroso, sem dúvida excelente. Polvo à tasqueiro, é polvo no forno, com batata à murro, cebola, rodelas de chouriço, e penso que vinha com uma pequena açorda. A quantidade de azeite estava perfeita. Por norma não costumo gostar de polvo que não tenha partes estaladiças, ou seja, que esteja completamente mole, uma vez que este acaba por me agoniar. No entanto este estava completamente “mole” e não me agoniou. A açorda estava boa, apesar de que não comi muito por esta ter coentros, e eu não gostar. A batata estava bastante saborosa, quando vi duas batatas pensei: posha tão pouco, contudo é mais que suficiente. (Mar)

Polvo à Tasca - Restaurante A Tasca
Polvo à Tasca - Restaurante A Tasca

O lombo de atum grelhado com sementes de sésamo, vinha em cama de legumes com batata doce e inhame, acompanhado com mostarda Dijon.  Aconselho a quem gosta de atum a provar este saboroso prato. Apesar de não ter comido o inhame, a combinação dos restantes ingredientes era explosiva, a nível de sabor. Pedi que o atum viesse a meio termo, no entanto este não lascava, coisa que adoro quando acontece. A junção do sabor da mostarda Dijon com o do atum foi surpreendente, nunca pensei que combinassem tão bem.  A cama de legumes era ótima, os legumes vinham salteados e no ponto, com quantidades equilibradas, o que permitia sentir o sabor de cada um dos legumes. A batata doce assada, estava bastante gostosa. Quanto ao inhame honestamente não gosto muito, por isso não posso dar uma opinião muito fundamentada e justa, no entanto este soube-me um pouco a terra, honestamente não sei se é uma característica dele ou não. (Li)
Leia também:  “Viver nos Açores - São Miguel ”.
Lombo de atum  grelhado com sementes sésamo - Restaurante A Tasca
Lombo de atum  grelhado com sementes sésamo - Restaurante A Tasca

Barquinhas de amêndoa:

Barquinhas de amêndoa, se vos apetecer um doce, mas que não seja em demasia e gostam de doces conventuais de amêndoa, recomendo que as provem. Além de serem ótimas a sua combinação com um café, no meu caso foi um Irish coffee, é um pequeno miminho.  Na minha opinião o açúcar em pó vinha em demasia. O sabor deste doce lembra-me um pouco os típicos/tradicionais doces amêndoa do Algarve. O seu exterior apresentava uma suave crocância, enquanto que o seu interior vinha humedecido. (Li)

Barquinhas de amêndoa  - Restaurante A Tasca



Irish Coffee:

Com podem ver pela foto, o irish coffee vinha com um cuidado na sua apresentação apetitosa. Olhem que este consegue enganar... Não sei se terá sido por acaso, mas a nível de bebida alcoólica posso dizer que se fazia sentir bem o seu sabor e o dito "arranhar" na garganta. Inclusive eu que não sou de meter açúcar no café, meti 2 pacotes de açúcar. Mas para acompanhar com as barquinhas, isto para quem gosta de um bom café com cheirinho e toda aquela mistura de um típico irish coffee, recomendo que o provem, mas em dias de frio porque a bebida vai vos aquecer... (Li)
Leia também:  “Viver nos Açores - São Miguel ”.
Irish Coffee - Restaurante A Tasca
Irish Coffee - Restaurante A Tasca

Atendimento…

De uma forma geral podemos dizer que fomos bem atendidas, com simpatia e profissionalismo.
         
Ambiente…

Espaço é acolhedor, decoração típica de uma tasca, mas moderna. A base das mesas é feita do aproveitamento das caixas de vinho, o que achamos uma ideia bastante original e engraçada.

Leia também:  “Cortes de legumes ”.
Tempo…

Quanto ao tempo de atendimento, mesmo numa hora de grande movimento, e sem mesa marcada, sentamos-nos em cerca de 10 minutos. O que demorou mais foi virem até à mesa para recolher o pedido, aliás tivemos de ser nós a chamar um dos colaboradores para fazer o pedido. Após o pedido feito demorou cerca de 10/15min, para a comida começar a chegar.

Interior do Restaurante  A Tasca
Interior do Restaurante  A Tasca

Relação Preço/ Qualidade…

De uma forma geral é um preço justo para a qualidade do que nos é servido, e tendo em conta ao local onde este se insere, os preços variam entre 15€/20€ por pessoa.

Horários…

Seg a Sab – 11h à 1h
Dom- 17 à 00h     

Contactos…

296 288 880
E-mail:  atasca2013@outlook.com

Localização…


Este é localizado no centro da cidade. O estacionamento é a pagar, dias úteis até às 19h, sábado até ao 12h/13h e domingos não se paga. Existem zonas nas proximidades que não se paga, mas por norma é difícil de arranjar lugar.



Apesar do nome deste restaurante, os pratos são servidos com um toque de sofisticação, tendo este uma apresentação cuidada com o empratamento dos seus pratos.

Curiosidades Q.B.: O menu deste restaurante é super engraçado e original. Vem num jornal, onde se encontra não só a historia do restaurante, como também o respetivo menu. Este só tinha um se não, apesar dos nomes dos pratos estarem em português, a sua descrição só estava em inglês.
Leia também:  “Cortes de cebola e alho
Menu do Restaurante A Tasca
Menu do Restaurante A Tasca

Dicas Q.B.: Se vierem em altura de época alta aconselhamos a marcarem mesa, previamente.  

Se gostaram deste artigo ajudem-nos com este projeto e partilhem com os vossos amigos, sigam-nos nas nossas redes sociais,  facebook Instagram:@quantobastee . Subscrevam aqui o nosso blog, carregando no “sininho” aqui do lado esquerdo, para receberem todas as novidades fresquinhas.

Leia também:  “Cenoura e seus benefícios”.

Xauzinho e até à próximaaaa :)
Mar & Li

Posts Relacionados

0 comentários