Maionese - Molho Tártaro - Molho Andaluz - Maionese de Alho

by - março 22, 2020

Como fazer Maionese - Molho Tártaro - Molho Andaluz - Maionese de Alho
Maionese e Molhos Derivados (Molho Tártaro - Andaluz - Maionese de Alho)
Maionese é um dos molhos mais versáteis da cozinha, apreciado por muitos, são imensas as combinações possíveis com este molho, que pode servir de base para tantos outros.

Nesta nossa videoaula vamos ensinar-vos a fazer maionese caseira e alguns dos molhos que derivam desta, tal como na videoaula anterior do Roux/embamata & Béchamel, estes são confecionados de forma mais natural possível. Sem quaisquer corantes, aromatizantes, espessantes e emulsionantes adicionados.





Maionese

          Este molho é muito simples e rápido de se fazer, pode ser aplicado nos mais variados pratos de carne, peixe, ou simplesmente para acompanhar um aperitivo.

Ingredientes, utilizados na nossa videoaula:

            - 6 Gemas, com as claras podem fazer um molotof;
            - +/- 750 ml de Óleo, podem usar azeite mas ai a quantidade altera-se, e o
            sabor da maionese intensifica-se.
            - Sumo de 1 limão;
            - Sal, pimenta e mostarda q.b.

Como fazer Maionese Caseira
Maionese Caseira



Molhos derivados da Maionese…

          Como já referimos são imensos os molhos derivados da maionese, alguns consumimos e nem imaginamos que a sua base é a maionese, deixamos aqui alguns dos molhos que ensinamos na nossa videoaula, que será deixada mais a baixo :

                        - Molho Tártaro, este molho é conhecido por muitos devido à sua versatilidade, uma vez que dá para imensos pratos de peixe e de carne. É composto por chalotas, salsa, cornichons, ovo cozido, molho inglês e mostarda Dijon.

Como fazer molho tártaro
Molho Tártaro Caseiro

                        - Molho Andaluz, não tão conhecido como o molho tártaro, mas também é bastante apreciado. É indicado para pratos de peixe. Os ingredientes deste, além de maionese, são molho de tomate e pimento. O pimento podem usar assado ou cru, se usarem assado após assarem o pimento, devem coloca-lo, ou, num saco com um pouco de água e deixar por uns minutos, ou, colocar num recipiente e tapar este com, por exemplo, película aderente, para criar condensação e ser mais fácil de retirar a sua pele.

Como fazer andaluz
Molho Andaluz

                        - Maionese de Alho, o mais conhecido de todos, é tão simples de se fazer, e tão saboroso. Este leva apenas alho, além da maionese, podem colocar alho cru, em pó, ou frito, como vos explicamos na nossa videoaula. Para enriquecer esta, também podem adicionar orégãos, ou salsa q.b., como preferirem.

Como fazer Maionese de Alho Caseira
Maionese de Alho




            As quantidades e método de confeção destes molhos, incluindo o molho maionese, encontram-se na nossa videoaula a baixo:



Atenção às quantidades que fazem, uma vez que estes sendo caseiros têm uma validade bastante inferior aos que se compra nos mercados.

Se estão a gostar destas videoaulas ajudem-nos com este projeto e partilhem com os vossos amigos, sigam-nos nas nossas redes sociais,  facebook e Instagram:@quantobastee . Subscrevam aqui o nosso blog, carregando no “sininho” aqui do lado esquerdo, para receberem todas as novidades fresquinhas.


Não deixem de assistir às nossas outras videoaulas, pois algumas das noções que vos passamos  nelas foram adquiridas ao longo dos meus 3 anos de curso de cozinha e pastelaria.

Fiquem atentos porque a próxima videoaula, será sobre: Caldo de Carne,  uma das bases mais  importantes da cozinha, que vos vai permitir  fazer sopas, risottos, ou até mesmo noodles, de forma bastante mais saborosa.  

Xauzinho e até à próximaaaa 😊

You May Also Like

0 comentários